APRESENTAÇÃO

A Catavento Companhia Circense abre processo seletivo para a 1ª turma do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC). Este projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. A formação será totalmente gratuita e prevê uma carga horária de 586 horas distribuídas em 6 meses (junho a novembro de 2018) voltado principalmente para a formação em acrobacias aéreas. As aulas acontecerão diariamente (segunda a sexta-feira) no período matutino (7h30min às 12h) na sede da companhia, localizada em Goiânia-GO.

            A inscrição será realizada exclusivamente pelo site da Catavento Companhia Circense (www.ciacatavento.com.br) entre os dias 21 de maio de 2018 a 31 de maio de 2018. A partir do dia 21 de maio de 2018, o formulário de inscrição estará disponível para preenchimento através do site acima.

PERFIL DO ALUNO

Serão destinadas 15 vagas a serem preenchidas por artistas em formação com experiência em Circo, Dança, Ginástica e/ou Teatro, com idade mínima de 17 anos.

METODOLOGIA

Através de uma metodologia própria do circo e fruto da trajetória da nossa escola e companhia que trabalha a transversalidade da formação, produção, difusão e fruição do circo como linguagem e forma de organização do espetáculo. A práxis social é o fio condutor desta metodologia e busca problematizar a formação do artista de circo dentro do atual contexto social, político e histórico da sociedade. A formação deve ir além de uma preparação técnica e de apropriação dos saberes e aparelhos que compõe o universo do circo. É necessário questionar o artista sobre os desafios que estão colocados ao seu tempo, tomando para si os desafios de: questionar, investigar e desenvolver novas ferramentas e paradigmas estéticos para o circo; contribuir com o desenvolvimento de inovações metodológicas de formação para as artes circenses, criar mecanismos capazes de articular a transversalidade das dimensões simbólicas, o papel do artista, a economia das artes e da cultura do circo.

A metodologia será pautada por princípios que devem garantir o acesso, a democratização, a qualificação profissional, a ética e a liberdade de expressão e assim contribuir para o desenvolvimento do circo em Goiânia. A metodologia também está alinhada com os objetivos da formação e responde questões importantes desse universo: Qual o papel do artista? O que é o circo? Quais são os locais e espaços de atuação do artista de circo? Além de outras questões como as artes do circo como linguagem, conceito de corpo.

.

DISCIPLINAS

- Acrobacias de solo;

- Parada de mãos;

- Preparação física;

- Acrobacias Aéreas;

- Dança e movimento;

- Teatro/interpretação;

- Projeto de pesquisa;

- Estudo e pesquisa;

ESTÁGIOS

- NR35 com certificação

- Aéreos Dinâmicos com Roman Fedin - Bélgica (Professor de aéreos na ESAC - Ecole Supérieure des Arts du Cirque)

PALESTRAS

- História do Arte

- História do Circo

- Anatomia aplicada as artes circenses

- História do corpo

- Nutrição: orientações gerais

- Figurino

- Iluminação

- Elaboração de projetos

- Aspectos jurídicos do trabalho artístico (direitos e deveres)

- Economia do espetáculo

(62) 3945-3837  // (62) 98245-5515

producao@ciacatavento.com.br

Rua S4, Quadra S9-A, lote 16, número 916.

Setor Bela Vista - Goiânia/GO