• O que faz o artista de circo?

  • Quais referências estéticas, técnicas, artísticas e políticas?

  • Por quê faz?

   O chamado artista de circo contemporâneo, apesar da polêmica em torno do termo, revela o percurso das artes circenses nas últimas décadas e têm como características: a ampliação dos espaços/locais de atuação do artista de circo para além das lonas e picadeiros; o início das escolas de circo; o surgimento de festivais, encontros, convenções, mostras, etc. Além das grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que exigem constantemente, não só das artes circenses e das artes, mas da sociedade em geral, a compreensão da realidade para uma atuação em prol do desenvolvimento e da transformação social. É neste contexto que o diálogo das artes circenses com a música, dança, teatro, artes plásticas, literatura, etc. assume contornos diferentes do passado e busca responder as questões atuais, do nosso tempo.

   O curso é oferecido pela Catavento Companhia Circense e acontece na sede da Companhia, em Goiânia no Estado de Goiás, Centro Oeste brasileiro. O NUFAAC é uma importante iniciativa que descentraliza a formação profissional do eixo Rio/São Paulo, e por estar no centro do país ocupa um lugar estratégico para todas as regiões brasileiras.

 O Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC) teve sua primeira turma em 2018, após 4 anos de estudos, pesquisas e sistematização. É fruto da trajetória da Catavento Companhia Circense e surge a partir de questões centrais que atravessam o atual contexto e os desafios do fazer artístico do artista circense, num cenário complexo e em constante transformação.

PERFIL DO ALUNO

Serão destinadas 15 vagas a serem preenchidas por artistas em formação com experiência em Circo, Dança, Ginástica e/ou Teatro, com idade mínima de 18 anos e nível médio completo.

FILOSOFIA

Formar artista de circo intérprete/criador apto a integrar sua investigação e desenvolvimento no processo evolutivo das artes circenses, contribuindo para o desenvolvimento das artes e transformação social. O artista deve ter condições de criar suas próprias formas ou intervir e colaborar em criações coletivas.

.

EM BUSCA DE NOVAS FORMAS

    As profundas transformações que a sociedade vive ao longo das últimas décadas e a revolução permanente das artes circenses no diálogo com as demais artes performáticas frente aos dilemas e as grandes questões que marcam a vida e a sociedade no século XXI, fizeram emergir inúmeras pesquisas e criações de espetáculos que ocuparam e ocupam os mais variados espaços, permitindo às artes circenses lugar de destaque. Este novo contexto impôs a necessidade de criarmos a formação profissional e ampliarmos as iniciativas no Brasil para preparar as novas gerações de artistas para o contexto atual.

    O eixo principal de nossa formação é a preparação artística norteada pela busca do alto nível técnico, amparada pela construção de uma sensibilidade que permita o artista de circo perceber, transformar e criar a partir do universo que o cerca, buscando estabelecer comunicações através de uma abordagem transversal das linguagens artísticas.    

.

OBJETIVOS

O objetivo do NUFAAC é formar artistas intérpretes criadores, capazes de pesquisar, criar e atuar, tanto em projetos pessoais quanto em projetos artísticos de outras companhias, grupos e diretores. Para isso, as habilidades desejadas são:

  • Excelência técnica: domínio de sua especialidade nas artes circenses;

  • Autonomia criativa e singularidade artística;

  • Capacidade de avaliar os riscos permanentes e carga de trabalho, visando a segurança individual e coletiva para preservar a própria integridade e de terceiros;

  • Submeter seus conhecimentos a serviço de uma criação e/ou pesquisa investigativa;

  • Gestão de processos de criação artística no circo;

  • Atualidade do processo artístico, buscando sempre o contexto atual;

  • Consciência de seu papel como cidadão, artista de circo e suas responsabilidades e contribuições para o desenvolvimento da sua arte e transformação social.

Todas essas habilidades se articulam na estrutura do processo de aprendizagem, que estão organizados no fluxo curricular do curso.

Para mais informações:

nufaac@ciacatavento.com.br

PROCESSO SELETIVO

3ª Turma do NUFAAC - Inscrições abertas até 31 de julho de 2020.

DISCIPLINAS

Conheça as disciplinas do curso.

EQUIPE TÉCNICA

Conheça toda equipe de professores e profissionais envolvidos.

Please reload

(62) 3945-3837  // (62) 98245-5515

producao@ciacatavento.com.br

Rua S4, Quadra S9-A, lote 16, número 916.

Setor Bela Vista - Goiânia/GO 

Catavento Cia Circense