
NUFFAC – Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo
O NUFFAC – Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo – treina e desenvolve profissionais das artes circenses com formação teórica e prática para que alcancem autonomia técnica e criativa para desenvolver espetáculos, performances e projetos socioculturais.
Criado pela Catavento Companhia Circence, com sede em Goiânia (GO), o NUFAAC é uma importante iniciativa de formação especializada em artes circenses fora do eixo Rio-São Paulo, ampliando as oportunidades de desenvolvimento do artista de forma integral.
A formação possui 1.200 horas/aula e é dividida em três grandes áreas: Artes do Circo, Artes da Cena e Teóricas. Após a formação, com duração de 10 (dez) meses, o aluno torna-se apto para criar seus próprios números e performances, desenvolver e gerir projetos socioculturais, ministrar treinamentos relacionados às artes circenses e atuar, criar e gerir grandes espetáculos. Além disso, o aluno NUFFAC está pronto para ingressar em qualquer companhia artística, no Brasil e no exterior, e nas melhores e mais disputadas escolas internacionais de formação superior em arte circense.
Desde a sua criação, em 2018, o NUFFAC já formou duas turmas com 20 artistas de diferentes Estados brasileiros – AM, BA, GO, MA, MG, MT e RS, além do DF – e de outros países – Equador, Venezuela e Uruguai. Em 2021, está formando sua terceira turma, com seis participantes dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
.jpg)
PERFIL DO ALUNO
O NUFAAC abre anualmente 15 novas vagas destinadas aos artistas com experiência em Circo, Dança, Ginástica e/ou Teatro que buscam formação especializada com idade mínima de 18 anos e nível médio completo.
FILOSOFIA
Preparação artística norteada pela busca do alto nível técnico, amparada pela construção de uma sensibilidade que permita o artista de circo perceber, transformar e criar a partir do universo que o cerca, estabelecendo comunicações por meio de uma abordagem transversal das linguagens artísticas.


HABILIDADES DESENVOLVIDAS
-
Excelência técnica: domínio de sua especialidade nas artes circenses;
-
Autonomia criativa e singularidade artística;
-
Capacidade de avaliar os riscos permanentes e carga de trabalho, visando a segurança individual e coletiva para preservar a própria integridade e de terceiros;
-
Submeter seus conhecimentos a serviço de uma criação e/ou pesquisa investigativa;
-
Gestão de processos de criação artística no circo;
-
Consciência do papel de cidadão, artista de circo e suas responsabilidades e contribuições para o desenvolvimento da sua arte e transformação social.
Todas essas habilidades se articulam na estrutura do processo de aprendizagem que estão organizadas no fluxo curricular do curso.