O Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC) teve sua primeira turma em 2018, após 4 anos de estudos, pesquisas e sistematização. É fruto da trajetória da Catavento Companhia Circense e surge a partir de questões centrais que atravessam o atual contexto e os desafios do fazer artístico do artista circense, num cenário complexo e em constante transformação.

  • O que faz o artista de circo?

  • Quais referências estéticas, técnicas, artísticas e políticas?

  • Por quê faz?

   O chamado artista de circo contemporâneo, apesar da polêmica em torno do termo, revela o percurso das artes circenses nas últimas décadas e têm como características: a ampliação dos espaços/locais de atuação do artista de circo para além das lonas e picadeiros; o início das escolas de circo; o surgimento de festivais, encontros, convenções, mostras, etc. Além das grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que exigem constantemente, não só das artes circenses e das artes, mas da sociedade em geral, a compreensão da realidade para uma atuação em prol do desenvolvimento e da transformação social. É neste contexto que o diálogo das artes circenses com a música, dança, teatro, artes plásticas, literatura, etc. assume contornos diferentes do passado e busca responder as questões atuais, do nosso tempo.

   O curso é oferecido pela Catavento Companhia Circense e acontece na sede da Companhia, em Goiânia no Estado de Goiás, Centro Oeste brasileiro. O NUFAAC é uma importante iniciativa que descentraliza a formação profissional do eixo Rio/São Paulo, e por estar no centro do país ocupa um lugar estratégico para todas as regiões brasileiras.

FILOSOFIA

   Formar artista de circo intérprete/criador apto a integrar sua investigação e desenvolvimento no processo evolutivo das artes circenses, contribuindo para o desenvolvimento das artes e transformação social. O artista deve ter condições de criar suas próprias formas ou intervir e colaborar em criações coletivas.

PERFIL DO ALUNO

   Jovens e adultos a partir de 17 anos com experiência em circo, dança, ginástica, teatro e/ou música.

CONTATO:

Telefone: +55 (62) 98245-5515

email: nufaac@ciacatavento.com.br

1ª Turma 2018 - Artur Cacciolari

Mais informações

2ª Turma 2019

Mais informações

Please reload

(62) 3945-3837  // (62) 98245-5515

producao@ciacatavento.com.br

Rua S4, Quadra S9-A, lote 16, número 916.

Setor Bela Vista - Goiânia/GO